Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Como construir uma casa sustentável

por Nanda, em 11.08.15

Hoje em dia uma preocupação muito justa que surge nos corações dos homens é a preservação do meio-ambiente e dos recursos naturais. Entre as diversas formas de ajudar o planeta, no ramo da engenharia civil as ações tem muito impacto ambiental. Devido a isso engenheiros e especialistas oferecem novas ideias e tecnologias para evitar maiores estragos no meio ambiente.

Consultando engenheiros ou arquitetos envolvidos nesse tema teremos as mesmas considerações: para tornar uma obra sustentável temos que nos preocupar com um projeto de qualidade que aproveite os recursos naturais, de boa orientação e ventilação. Assim terá uma habitação com alta economia de consumo. Entretanto uma gestão responsável da obra também deve ser considerada, evitando desperdícios. Durante o acontecimento da obra o desperdício de entulho, ale de perda financeira, constitui em impacto ambiental, o que deve ser minimizado e reciclado quando possível.

 

Entenda o passo a passo para a construção de uma casa sustentável:

Preparando o solo – O ideal é respeitar o perfil natural do solo. Quanto menos movimentação de terra e aterros, menos é o impacto. Mas existem soluções, uma delas é a construção elevada sobre pilotis, ficando assim dispensável a agressão ao solo natural e ainda afastando a umidade do ambiente.

Erguendo paredes – Existem inúmeras opções de tijolos para esse caso. Há opções de tijolo cerâmico com eficiência térmica, tijolo de solo-cimento e placas cimentícias.  Para o interior a opção é gesso acartonado, que reduz desperdícios e devido seu peso bem mais leve que o convencional, propõe uma boa economia de dimensionamento estrutural.

Economizando energia elétrica – A lâmpada de baixo consumo já vem sendo altamente procurada e utilizada há algum tempo. Some isso a um sistema de aquecimento solar para a substituição do chuveiro elétrico. Agregue um sistema construtivo onde o telhado e a alvenaria que tenham um bom desempenho térmico, reduzindo a necessidade de ventiladores, ar-condicionado ou aquecedores.

Cuidando da área externa – A maior preocupação a ser compreendida no termo área externa é que mesmo que não seja verde, seja bastante permeável. O não cumprimento dessa atitude implica no desvio do destino das águas pluviais, desencadeando assim um grave problema urbano.

Ideias sustentáveis para a decoração:

Reutilize materiais antigos: Existem comércios de materiais de demolição, onde se encontram materiais que são retirados de casas antigas, podendo surpreender na beleza. Entre esses itens estão desde materiais como madeiras, pisos de tábua corrida, telhas, até materiais mais estilizados como janelas, portas, banheiras, cerâmicas de banheiro.

Área verde: saiba que plantas refrescam o ambiente. Portanto se você não tem espaço para um jardim, tente diversas maneiras para criar um dentro de casa. Existem hortas adaptadas que cabem na cozinha, mini-jardim que caberá no canto da sala ou escritório ou até jardim vertical, que poderá caber em uma parede escolhida.

Horta orgânica: trabalhe de forma que sua casa seja toda sustentável, onde ela pode oferecer um espaço para que cultive pequenos legumes, frutas e temperos. Caso tenha um quintal, use-o criando uma horta, do contrário cultive-os em vasos.

Captação da água da chuva: Uma ótima maneira de tornar sua casa mais sustentável é alterar o projeto das calhas, captando assim a água da chuva. Com ela pode-se lavar pisos, janelas, regar plantas e vasos de flores.

Tintas ecológicas: Use sempre tintas à base de água, pois são consideradas ecológicas. Elas não têm cheiro e ajudam na respiração e transpiração das paredes. As outras tintas tornam a parede impermeável, além dos componentes tóxicos que tem alta incidência de alergia às pessoas e animais.

Mudança de atitudes: Mude suas atitudes, respire e transpire sustentabilidade. Racione energia elétrica e água, separe o lixo reciclável entre outras.

Na construção da sua casa preocupe-se em contratar uma equipe que tenha essa preocupação e algum conhecimento. Peça que utilizem materiais como:

aquecimento solar, que tem uma redução de até 70% no consumo de energia elétrica;
bloco de concreto celular, que mantém estável a temperatura interna dos ambientes;
chapa reciclada, que é produzida com alumínio, papel e plástico reciclados;
cisterna, que armazena e reaproveita a água da chuva captada pela calha;
esquadria de alumínio reciclado, que é produzida com alumínio reciclado;
telha de fibra de celulose, que é produzida com fibras vegetais e betume

Entre outros muitos materiais. O primeiro passo você já deu que é se interessar por uma vida sustentável, agora basta colocar em prática e sentir o quanto a vida mais verde é muito mais agradável.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D